sexta-feira, 15 de julho de 2011

O Poder da Vitamina E

Boa Noite Galera vou Postar mais um Artigo sobre Vitamina E, espero que vocês gostem!!Tirem suas dúvidas e comentem sobre o artigo.
Grande Abraço a todos e um Ótimo final de Semana.


O que é Vitamina E ?
A vitamina E é um poderoso antioxidante, que protege o corpo de radicais livres.
O que são antioxidantes ?
Os antioxidantes são um conjunto heterogêneo de substâncias formadas por vitaminas, minerais, pigmentos naturais e outros compostos vegetais e, ainda, enzimas , que bloqueiam o efeito danoso dos radicais livres. O termo antioxidante significa "que impede a oxidação de outras substâncias químicas", que ocorrem nas reações metabólicas ou por fatores exógenos como as radiações ionizantes.
O que são radicais livres ?
Radicais livres são moléculas instáveis, pelo fato de seus átomos possuírem um número ímpar de elétrons. Para atingir a estabilidade, estas moléculas reagem com o que encontram pela frente para roubar um elétron, ou seja, estas moléculas destroem o seu corpo para se manterem estáveis.

Quem precisa de Vitamina E ?
Qualquer pessoa que queira turbinar o seu sistema imunológico. Altos níveis de radicais livres tendem a diminuir as suas defesas imunológicas. Um fisiculturista com um sistema imunológico ineficiente tende a entrar em overtraining facilmente. O uso de vitamina E além de evitar este problema, pode maximizar a recuperação muscular.

 Qual é a dosagem recomendada ?
As concentrações de vitamina E variam. A maioria das pessoas consomem entre 20 e 30 U.I por dia. O consumo ideal por dia de acordo com o RDA é de 15 U.I para homens e 12 U.I para mulheres. Este índice é usado apenas para evitar a deficiência desta vitamina, para conseguir os reais benefícios desta vitamina é necessário utilizar de 100 até 400 U.I por dia, para adultos. Pesquisadores afirmam que atletas que treinam pesado podem utilizar de 1000 até 1500 U.I por dia para maximizar os seus efeitos e evitar o overtraining.

Fontes e alimentos ricos em vitamina E
Em alimentos as fontes mais abundantes de vitamina E são óleos vegetais como os de girassol, palma, milho, soja e oliva. Outros alimentos ricos em vitamina E incluem nozes, semente de girassol, kiwi e germe de trigo. Outras fontes de vitamina E são grãos integrais, peixe, leite de cabra e vegetais verdes folhosos.

Deficiência de vitamina E
A deficiência de vitamina E ocorre em pessoas que não conseguem absorver a gordura na dieta, como bebês prematuros com pouco peso e adultos com desordem rara de metabolismo de gorduras. 
A deficiência de vitamina E é geralmente caracterizada por problemas neurológicos devido à condução nervosa prejudicada. Indivíduos que não conseguem absorver gordura podem precisar de suplementos de vitamina E. Pessoas com fibrose cística e problemas de absorção como doença de Crohn, doença no fígado ou insuficiência pancreática

 LEGENDA:
U.I - O termo Unidades Internacionais ou U.I é um sistema de medidas utilizado na farmacêutica e na química, geralmente, para quantificar as vitaminas A e D.
U.I/ml: Unidades Internacionais por mililitro
RDA - Recomendações Nutricionais Diária


quarta-feira, 13 de julho de 2011

OMEGA 3-6-9 Seus Beneficios


Bom Dia Galera, meu primeiro artigo a postar aqui pra vocês é sobre o OMEGA 3-6-9 que são os Ácidos Graxos Essenciais para nós.

Algumas das funções dos ácidos gordurosos OMEGAS 3-6-9: melhoram a pele e o cabelo, reduzem a pressão arterial, prevenção da artrite e reduzem a inflamação e/ou a dor artrítica, baixam o nível de colesterol e o dos triglicérides.
São benéficos para as seguintes doenças: Eczema, Psoríase, Candidiase, doenças cardiovasculares, deficiência dos Ácidos Gordurosos Essenciais entorpece a aprendizagem e a capacidade para recordar informação (memória). Reduzem o perigo de formar-se coágulos de sangue.
Estes se encontram em alta proporção nos tecidos de certos pescados (por regra geral pescado azul) e em algumas fontes vegetais como as sementes de linho e as nozes. Só mediante a ingestão deles se satisfazem suas próprias necessidades. Também existem os Omega 9, mas estes não são essenciais.Os ácidos gordurosos Omega 3 incluem ao ´Alfalinolénico´ e seus derivados os ácidos gordurosos ´Eicosapentanoico´ (EPA) e ´Docosahexaenoico´ (DHA).
Um consumo adequado de Omega 3 atua melhorando a função imunológica, diminuindo a agregação das plaquetas, a resposta inflamatória e com isso o risco de arterioscleroses, melhoram a dilatação das artérias e ademais o nível dos triglicérides no sangue. Têm uma enorme importância na prevenção do enfarte, hipertensão arterial, alergia, asma, artrite e doenças auto imunitárias.
Estas propriedades se relacionam fundamentalmente com os Omega 3 de origem marinha, isto é, com o consumo de EPA e DHA. Entre os benefícios do Omega 3 se encontram: Baixam os triglicérides (gorduras daninhas, fator de risco cardiovascular). Elevam o colesterol bom ou HDL (protegem ao coração e artérias). Previnem certas arritmias . Previnem a formação de trombos (ação semelhante à da aspirina). Favorecem a vasodilatação (melhora o fluxo sanguíneo)
Os ácidos gordurosos Omega 6 incluem principalmente ao ácido linoléico e derivados como o ácido araquidônico. Um consumo adequado de Omega 6 baixa o nível do colesterol total e do colesterol LDL (colesterol mau), mas também baixa o nível de colesterol HDL (colesterol bom). Os Omega 9 correspondem a um tipo de ácidos gordurosos denominados monoinsaturados´, isto é que têm só um duplo enlace em sua estrutura.
O ácido oléico é um ácido gorduroso Omega 9 e está presente no azeite de oliva, azeitonas, amêndoas, avelãs, nozes e paltas, bem como também, em gorduras de origem animal. Estima-se que um consumo adequado de gorduras Omega 9 junto a uma diminuição das gorduras saturadas tem um efeito benéfico no colesterol sanguíneo, diminuindo o colesterol total, o colesterol LDL, os níveis de triglicérides sanguíneos, a resistência à insulina, contribuindo assim, a diminuir o risco de doença cardiovascular. 

BEM VINDOS

BOM DIA PESSOAL, SEJAM TODOS BEM VINDOS!! PRIMEIRAMENTE GOSTARIA DE ME APRESENTAR RAPIDAMENTE PARA AQUELES QUE NÃO ME CONHECEM:
MEU NOME É ALEXANDRE, SOU FORMADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA, PÓS GRADUADO EM NUTRIÇÃO ESPORTIVA, ESPECIALISTA EM TREINAMENTO INDIVIDUALIZADO(PERSONAL TRAINER), E CRIEI ESTE BLOGGER PARA COMPARTILHAR E ESCLARECER QUALQUER DÚVIDA RELACIONADA A ÁREA DA SAÚDE.
Vou Postar semanalmente artigos relacionados a treinamentos, suplementação, alimentação balanceada, mitos da área da saúde e tirar dúvidas relacionadas a área da saúde, quero que fiquem a vontade para perguntar será um grande prazer esclarecer tudo a vocês.
ESPERO QUE GOSTEM DO MEU TRABALHO, UM GRANDE ABRAÇO A TODOS!!!