sexta-feira, 15 de julho de 2011

O Poder da Vitamina E

Boa Noite Galera vou Postar mais um Artigo sobre Vitamina E, espero que vocês gostem!!Tirem suas dúvidas e comentem sobre o artigo.
Grande Abraço a todos e um Ótimo final de Semana.


O que é Vitamina E ?
A vitamina E é um poderoso antioxidante, que protege o corpo de radicais livres.
O que são antioxidantes ?
Os antioxidantes são um conjunto heterogêneo de substâncias formadas por vitaminas, minerais, pigmentos naturais e outros compostos vegetais e, ainda, enzimas , que bloqueiam o efeito danoso dos radicais livres. O termo antioxidante significa "que impede a oxidação de outras substâncias químicas", que ocorrem nas reações metabólicas ou por fatores exógenos como as radiações ionizantes.
O que são radicais livres ?
Radicais livres são moléculas instáveis, pelo fato de seus átomos possuírem um número ímpar de elétrons. Para atingir a estabilidade, estas moléculas reagem com o que encontram pela frente para roubar um elétron, ou seja, estas moléculas destroem o seu corpo para se manterem estáveis.

Quem precisa de Vitamina E ?
Qualquer pessoa que queira turbinar o seu sistema imunológico. Altos níveis de radicais livres tendem a diminuir as suas defesas imunológicas. Um fisiculturista com um sistema imunológico ineficiente tende a entrar em overtraining facilmente. O uso de vitamina E além de evitar este problema, pode maximizar a recuperação muscular.

 Qual é a dosagem recomendada ?
As concentrações de vitamina E variam. A maioria das pessoas consomem entre 20 e 30 U.I por dia. O consumo ideal por dia de acordo com o RDA é de 15 U.I para homens e 12 U.I para mulheres. Este índice é usado apenas para evitar a deficiência desta vitamina, para conseguir os reais benefícios desta vitamina é necessário utilizar de 100 até 400 U.I por dia, para adultos. Pesquisadores afirmam que atletas que treinam pesado podem utilizar de 1000 até 1500 U.I por dia para maximizar os seus efeitos e evitar o overtraining.

Fontes e alimentos ricos em vitamina E
Em alimentos as fontes mais abundantes de vitamina E são óleos vegetais como os de girassol, palma, milho, soja e oliva. Outros alimentos ricos em vitamina E incluem nozes, semente de girassol, kiwi e germe de trigo. Outras fontes de vitamina E são grãos integrais, peixe, leite de cabra e vegetais verdes folhosos.

Deficiência de vitamina E
A deficiência de vitamina E ocorre em pessoas que não conseguem absorver a gordura na dieta, como bebês prematuros com pouco peso e adultos com desordem rara de metabolismo de gorduras. 
A deficiência de vitamina E é geralmente caracterizada por problemas neurológicos devido à condução nervosa prejudicada. Indivíduos que não conseguem absorver gordura podem precisar de suplementos de vitamina E. Pessoas com fibrose cística e problemas de absorção como doença de Crohn, doença no fígado ou insuficiência pancreática

 LEGENDA:
U.I - O termo Unidades Internacionais ou U.I é um sistema de medidas utilizado na farmacêutica e na química, geralmente, para quantificar as vitaminas A e D.
U.I/ml: Unidades Internacionais por mililitro
RDA - Recomendações Nutricionais Diária


Nenhum comentário:

Postar um comentário