quarta-feira, 7 de março de 2012

Suplementação x Atividade Física, qual sua Necessidade!

Galera hoje vou falar da relação entre suplementação e atividade física, quais suas reais necessidades durante a atividade física.

Muitos, ao iniciarem a prática de atividade física, possuem dúvidas sobre quanto devem ingerir de carboidratos e proteínas. Às vezes exageram na quantidade destes nutrientes visando ser o melhor. Porém, os praticantes de atividade física devem ter uma alimentação balanceada, que contenha carboidratos, proteínas, lipídeos, vitaminas e sais minerais na quantidade adequada. Devem consumir diariamente cereais, leguminosas, legumes, verduras, frutas, carnes, leite e derivados.
O uso de suplementos deve ser somente sob prescrição médica, nutricional, ou até de em profissional formado em educação física, pois somente em casos específicos é necessária a suplementação. Muitas pessoas consomem suplementos por conta própria visando o aumento rápido de massa muscular, mas não sabem que a ingestão inadequada de alguns nutrientes, como a proteína podem sobrecarregar o rim, podendo trazer problemas renais futuros e demais problemas de saúde. Durante o exercício físico prolongado, o consumo de aminoácidos pelo músculo se eleva proporcionalmente pela duração do esforço. Recentemente, apresentamos que a suplementação de aspartato e asparagina promovem: aumento da resistência ao esforço, aumento do consumo de lipídeos e aumento no conteúdo de glicogênio e, conseqüentemente, resistência periférica à insulina.
Dentro da perspectiva nutricional, o suplemento alimentar tem como objetivo adicionar ou acrescentar alguma substância específica à dieta do indivíduo. Entretanto, antes de se adotar qualquer tipo de suplementação, em primeiro lugar, é de fundamental importância verificar se existe realmente a necessidade deste acréscimo. Melhor dizendo, é imprescindível determinar se a condição na qual o indivíduo se encontra justifica a necessidade desta manipulação dietética. Por exemplo, em algumas situações específicas, como no tratamento de patologias como a anemia, onde há aumento na demanda de ferro desta forma, justificando o aumento na ingestão deste mineral.
 
Muitos dos suplementos nutricionais, que supostamente são desenvolvidos e comercializados para atender as expectativas de atletas e de indivíduos fisicamente ativos, nasceram a partir de observações da prática clínica, que posteriormente foram extrapoladas para atletas.
Portanto, a suplementação é o uso de substâncias normalmente encontradas nos alimentos, como carboidratos e proteínas (e aminoácidos), com a finalidade de melhorar a performance esportiva. Porém, em determinados produtos encontramos algumas substâncias que são proibidas, constituindo assim num doping. Deste modo, ao usarmos um suplemento nutricional, devemos conhecer a composição do mesmo e observar se contém alguma substância proibida pelo controle antidoping. A suplementação é usada como um complemento da dieta nutricional. O atleta ou mesmo o praticante de atividade física mais intensa comumente necessita de proporções extras de determinados nutrientes que a dieta não consegue fornecer, neste momento é que a suplementação entra, com a finalidade de fornecer a dosagem extra destes nutrientes.

ale_personaltrainer@hotmail.com