sexta-feira, 26 de agosto de 2011

CHOCOLATE, VILÃO ou HERÓI???


 
Boa Tarde Galera, depois de alguns dias sem postar nenhum artigo pois estava em férias, volto hoje postando um artigo de grande interesse de muitos e um artigo polemico e muitoooo saboroso, neste artigo falo um pouco dos benefícios e cito quais os melhores tipos de chocolate para consumo, espero que todos gostem e qualquer dúvida perguntem amigos, grande abraço e um ótimo final de semana!!



Consumir chocolate diariamente previne...

Problemas circulatórios, hipertensão,e colesterol alto:
O consumo diário de chocolate pode reduzir em 27% o risco de problemas circulatórios, controlar a pressão arterial e ainda aumentar o colesterol bom, além de inibir a formação de coágulos.
Escolha um chocolate meio-amargo com pelo menos 70% de cacau, por ser rico em substâncias antioxidantes, e consuma diariamente quantidades pequenas.
Se não quiser comer uma barrinha, você pode fazer bebidas achocolatadas caseiras com cacau e açúcar mascavo, por exemplo.
Atenção:as barras de chocolate que contêm açúcar e gorduras hidrogenadas não oferecem nenhum benefício à saúde.

Diabetes:
Pesquisas mostram que o consumo de 30 gramas diários de chocolate amargo, e com pelo menos 70% de cacau, melhora a sensibilidade à insulina, o que ajuda a afastar o risco de diabete.
O mérito seria de substâncias chamadas flavonoides. Mas nada de se esbaldar com uma barra enorme do doce. Muito calórico, ele promove o aumento de peso e fornece gordura saturada — nociva para as artérias — em grande quantidade.

Acidente vascular cerebral (AVC):
Uma barrinha do tipo amargo por semana é do que você precisa para evitar acidentes vasculares cerebrais (AVC), segundo um levantamento da Universidade de Toronto, no Canadá. É que essa versão do chocolate contém maior quantidade de cacau. Esse, por sua vez, é rico em epicatequinas, substâncias antioxidantes que favorecem a dilatação dos vasos.
Quanto consumir:A porção recomendada é de até 40 gramas do doce com mais de 66% de cacau na receita.
Você sabia? Vinte e dois por cento é a taxa de redução de risco de AVC entre os fãs do chocolate amargo.

Ressecamento de pele:
Uma barra de 100 gramas de chocolate ao leite tem 29 gramas de gordura — um pecado na mesa dos que querem emagrecer, mas um prato cheio para combater pele ressecada. Se dividir a barra em pequenas porções diárias dentro de uma dieta equlibrada você pode emagrecer já que dessa forma o alimento proporcionará saciedade auxiliando na perda e controle do peso.
As gorduras presentes na massa de cacau formam uma barreira protetora que não deixa a umidade natural da epiderme escapar.

Importante:chocolate também é bom para fortalecer as defesas do organismo e oferecer energia para aguentar a correria do dia-a-dia.

Um chocolate feito especialmente pra você:
Para aproveitar o que há de melhor na guloseima, é preciso saber a composição dos diferentes tipos de chocolate e, de posse dessas informações escolher o que mais agrada ao seu paladar e favorece sua saúde e bem-estar.

Chocolate branco – Contém manteiga de cacau, açúcar e leite, mas não leva massa de cacau. É o mais calórico dos chocolates, pois é feito com manteiga de cacau, enquanto o escuro é feito apenas com o cacau.


Chocolate amargo – Em geral, é de alta qualidade. Tem grande índice de massa e manteiga de cacau, pouquíssimo açúcar e não contém leite. É bastante rico em polifenóis e também o menos calórico, por isso, é o mais saudável entre os chocolates tradicionais.
Chocolate em pó – É bastante usado em receitas. É feito de amêndoa de cacau, sem a manteiga. Pode ser amargo (recebe o nome de cacau em pó), meio amargo e doce. Não deve ser confundido com achocolatados (chocolate, leite em pó e açúcar).

Chocolate para cobertura – Tem alto índice de manteiga de cacau, que lhe dá a propriedade de derreter com facilidade. Na culinária, ele facilita o acabamento e o brilho nas coberturas. É comercializado em três tipos: meio-amargo, branco e comum (leite).

 Chocolate hidrogenado – É feito com a gordura hidrogenada em substituição à manteiga de cacau. É um produto mais barato, que derrete mais facilmente. Só que o sabor e a textura são inferiores aos dos chocolates feitos com manteiga de cacau. É tão calórico quanto os outros chocolates, com a desvantagem desse tipo de gordura ser uma grande vilã que obstrui as artérias provocando ao longo do tempo infartos e AVCs.


Chocolate diet – É feito de massa e manteiga de cacau, leite em pó integral, soro de leite e edulcorantes. Para compensar a falta de açúcar, ganha maior dose de gordura.
É tradicionalmente consumido por diabéticos, mas muitas pessoas começam a consumi-lo, pois associam a ausência do açúcar ao baixo teor calórico, o que, na verdade é um grande erro.
Neste tipo de chocolate quantidade de gordura é maior que no chocolate normal, para garantir consistência.
Por isso quem não é diabético deve preferir o chocolate convencional em pequenas quantidades ao diet que, na maioria das vezes, tem valor calórico e quantidade de gordura superiores e o sabor é inferior ao convencional.

Chocolate de Alfarroba – É uma vagem que, após a trituração e torrefação, resulta numa farinha, utilizada como substituta do cacau e com amplas vantagens. Tem apenas 0,7% de gordura, além de ser rica em fibras e não conter cafeína. Seu sabor é similar ao do chocolate amargo.
Este produto pode ser encontrado em barra, pó, bombons, gotas e ovos de Páscoa. É indicado para celíacos, pessoas com intolerância à lactose e se for sem adição de açúcar, para diabéticos.


Chocolate de soja – É um chocolate 100% vegetal, feito com extrato de soja, sem lactose ou glúten. Disponível em bombos, barras e ovos de Páscoa, esta guloseima é especialmente indicada para pessoas com intolerância à lactose e celíacos. A versão sem açúcar do produto pode ser consumida por diabéticos.



Atenção: O chocolate pode sim ser extremamente benéfico á saúde desde que consumido com moderação e de acordo com as necessidades de cada organismo. Para maiores informações consulte um médico e ou um nutricionista.