sexta-feira, 7 de outubro de 2011

"Chia"!!! Você já ouviu Falar?

Boa Tarde Pessoal, Vou Postar um Artigo muito interessante esta semana que fala de um grão muito importante e riquíssimo em nutrientes mas que poucas pessoas conhecem ou ouviram falar, espero que gostem, Grande Abraço a todos e um Bom Final de Semana!!



A nova aposta entre os emagrecedores não é, na realidade, uma novidade. Pelo menos não para os mexicanos e outros povos americanos.
Trata-se da chia, um alimento funcional muito popular entre os incas, maias, astecas e outros povos pré-colombianos. Seu poder - para quem quer perder os quilinhos a mais - está concentrado principalmente em suas sementes, ricas em fibras solúveis e insolúveis.
 A vantagem das fibras presentes na casca da semente da chia é proporcionar a sensação de saciedade.
Quando entram em contato com a água, essas fibras formam uma espécie de gelatina excelente para o intestino, pois ajuda a regulá-lo e potencializa a absorção de nutrientes.
Essa gelatina formada pela chia, quando umedecida, retarda a nossa vontade de comer também por ocupar espaço no nosso aparelho digestivo. É como se demorássemos mais tempo para ficar de “estômago vazio”.
Mas não apenas quem quer fazer as pazes com a balança deve incluir chia no seu cardápio. Essa sementinha é a principal fonte alimentar de ácidos do tipo ômega-3, importantíssimos para regular os níveis de colesterol ruim e triglicérides no sangue.
 Ela tem muito mais ômega-3 do que o salmão e do que a linhaça. E com uma vantagem em relação a essa última: não é preciso triturar a semente chia antes de ingerí-la para conseguir absorver o benefício.
Ficou interessado? Pois saiba que basta apenas comer uma colher (de sobremesa) de chia por dia para melhorar o funcionamento do seu intestino e sentir menos fome. Mas atenção: não exagere no consumo da chia. Uma colher (de sopa) dos pequeninos grãos tem 65 calorias.
E, já que não é preciso triturá-la, dá para adicioná-la a iogurtes, vitaminas, sucos, saladas, sopas e outras receitas.

Proteção do cérebro :

A semente de chia contém altas concentrações de três minerais fundamentais para o bom funcionamento do nosso organismo: o ferro, o cálcio e o magnésio.

- Cálcio é importante para a saúde dos ossos. Mas, em combinação com o magnésio, é melhor ainda, pois esse mineral desempenha um importante papel na parte da construção óssea e muscular.
Além disso, o magnésio é excelente para o funcionamento mental, porque atua no nosso humor, no combate ao estresse e na melhora da nossa motivação. 

Ajuda a perder peso porque?

· Causa saciedade: "suas sementes são mucilaginosas, ou seja, ricas em fibras. ao entrarem em contato com a água, formam um gel no estômago. diante dessa reação, a digestão torna-se mais lenta. Assim, o indivíduo fica satisfeito mais rapidamente e, então, passa a consumir porções menores".

· Combate inflamação: "a gordura é resultado de um processo inflamatório do organismo, que deixa de enviar mensagens de saciedade ao cérebro. Com isso, perde-se o controle sobre a fome a ponto de comer e nunca se sentir satisfeita. O ômega 3 presente no grão combate essa inflamação, ajudando o corpo a recuperar o controle sobre o apetite".

· Desintoxica: A fibra regula o trânsito intestinal e limpa o organismo por meio das fezes.

Outros benefícios: Além de ajudar o corpo a entrar em forma, a chia colabora na redução do colesterol, controla a glicemia, ajuda na formação óssea, previne o envelhecimento precoce e melhora a imunidade do organismo.
Contra-indicações: Qualquer pessoa pode ingerir a semente. Porém, devido ao alto teor calórico, o excesso pode levar ao ganho de peso. Logo, para emagrecer, coma apenas a quantidade indicada na matéria.
Como consumir? Pode ser encontrada de três formas - in natura (grãos), óleo e farinha. Mas independentemente do jeito que você prefere consumi-la, a chia deve ser ingerida 30 minutos antes de duas das suas principais refeições diárias (café da manhã, almoço ou jantar).

GRÃO: Como ingerir: pode ser consumido puro ou misturado a frutas de sua preferência. O ideal é comer uma colher (sopa) da semente 30 minutos antes das refeições.
FARINHA: Como ingerir: Adicione uma colher (sopa) no preparo de iogurtes, vitaminas e saladas.


ÓLEO: Como ingerir: Use o óleo como tempero. Acrescente uma colher (sopa) do alimento em saladas, independentemente da quantidade de folhas. Contudo,  uma importante ressalva neste caso: a versão líquida de chia não conta com os benefícios das fibras, encontradas exclusivamente na farinha e na versão em grãos. Os demais componentes, como o ômega 3, permanecem inalterados. 
O poderoso grão possui:

· 2 vezes mais potássio do que a banana
· 3 vezes mais ferro do que o espinafre
· 6 vezes mais cálcio do que o leite integral
· 8 vezes mais ômega 3 do que o salmão
· 12 vezes o próprio peso: é o que ela absorve de água
· 15 vezes mais magnésio do que o brócolis

ale_personaltrainer@hotmail.com

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

A Poderosa Ribose!

Ola Pessoal, vou falar um pouquinho de um suplemento pouco comentado mas de grande efeito e importância para os praticantes de atividade física, ele é pouco divulgado mas oferece uma melhora significante nos treinos.  Grande Abraço e espero que gostem!!

O que é Ribose e o que ela faz ?   
  

Ribose é um açúcar único de 5 carbonos, que ocorre naturalmente em todas as células vivas e forma a porção de carboidrato do DNA e RNA. A Ribose é também o açúcar que inicia o processo metabólico para a produção da ATP. A ATP é a maior fonte de energia usadas pelas células, principalmente pelas células do tecido muscular. Muito semelhante a creatina.

Pesquisa sobre a Ribose e a reposição de energia em atletas:
 Exercício intenso causa uma queda significante nos níveis de energia do sistema muscular-esquelético. Na verdade, pode levar cerca de 3 dias ou mais para esta energia voltar ao nível normal. Estudos recentes mostraram que a suplementação com Ribose pode acelerar o processo de reposição de energia, fazendo com que você possa treinar muito mais, se recuperar mais rápido e conseqüentemente construir mais massa magra.

Como a Ribose pode ajudar um fisiculturista ?
Todas as pesquisas feitas sobre a Ribose provaram que ela pode aumentar a energia muscular, aumentar a resistência e promover uma recuperação muito mais rápida. É o método mais eficiente para turbinar a intensidade de um treino com pesos.

Como tomar Ribose ?
A pesquisa realizada mostrou que 3 a 5 gramas de ribose consumida por dia já é o suficiente para suprir todas as necessidades do corpo. Atletas de elite podem apresentar uma necessidade maior, cerca de 10 a 20 gramas.
Uma maneira boa de descobrir qual dosagem é a ideal para você é iniciar tomando apenas 5g por dia. Se você não sentir nenhum efeito, aumente mais 5g na dosagem, mas nunca exceda 20g por dia.

ale_personaltrainer@hotmail.com